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20 de Outubro: Dia Mundial de Combate à Osteoporose

20 de Outubro: Dia Mundial de Combate à Osteoporose

A Osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição de massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem fracos e sensíveis com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços.
Os ossos, além de promoverem sustentação ao nosso corpo, são o nosso deposito de cálcio, mineral esse necessário para a execução de diversas funções como os batimentos cardíacos e a força muscular. É uma estrutura viva que está sendo sempre renovada. Essa remodelação acontece diariamente em todo o esqueleto, durante a vida inteira. Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a espinha (vértebras), a bacia (fêmur), o punho (rádio) e braço (úmero).
Há um conjunto de fatores que influenciam e favorecem o desenvolvimento de Osteoporose, entre eles, menoupausa, envelhecimento, excesso de fumo e álcool e dieta pobre em cálcio.
A prevenção da osteoporose que deve se iniciar na infância e mantida ao longo da vida, ocorre através de uma alimentação saudável, com boa quantidade de alimentos ricos em cálcio (especialmente presente nos leites e derivados). Além disto, deve-se proporcionar para a criança e o adolescente a possibilidade de brincadeiras e atividades ao ar livre. Isto não somente vai estimular o exercício físico que fortalece o esqueleto em crescimento, mas também possibilitar a exposição ao sol para que ocorra a produção de Vitamina D na pele.
Mesmo entre aqueles quem já tem osteoporose, a prática regular de exercícios deve ser encorajada. É consenso que a adoção de hábitos como as caminhadas associadas à atividades que melhorem a força, flexibilidade e coordenação, são altamente recomendadas para a manutenção da saúde dos ossos. Outro fator importante para prevenção da Osteoporose é uma adequada exposição solar para a produção de vitamina D na pele, fundamental para a absorção do cálcio pelo seu organismo.
Quanto a dieta, é fundamental que os pacientes com osteoporose adotem uma alimentação rica em cálcio, com uma ingestão media de 1200mg desse mineral diariamente. Achou muito? Abaixo algumas sugestões para atingir a ingestão recomendada de maneira bem fácil:
Opção A: 2 copos de leite semidesnatado + 2 colheres de sopa de requeijão + 1 fatia de queijo minas
Opção B: 1 copo de leite semidesnatado + 1 iogurte com 2 colheres de sopa de gergelim + ½ lata de sardinha + 2 folhas de couve.
Aqueles que não gostam de leite puro, a dica é bater com uma fruta. Pequenos detalhes podem aumentar a ingestão e melhorar a absorção de cálcio: não beba café, refrigerante ou chá junto com as refeições ricas em cálcio; salpique sobre a salada 1 colher de sopa de gergelim diariamente; nos lanches, use sempre uma fonte de cálcio – leite, iogurte, queijo branco.

 

Material elaborado por: Helena Conceição de Souza - Nutricionista - CRN10 - 1568

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