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A importância da mastigação adequada

A importância da mastigação adequada

Fim de ano, tempo de grandes resoluções. Emagrecer, perder a barriga, fazer a matrícula na academia, cortar o refrigerante, são as mais frequentes.

Algumas são cumpridas, mas a maioria…

 

 Uma sugestão simples, que pode ajudar nos planos de uma melhor qualidade de vida, é a mastigação. Saiba como:

1 – A digestão começa na boca, onde temos a  ação de uma enzima  chamada amilase salivar, que inicia a quebra do amido presente no alimento. Quando a mastigação é insuficiente, acabamos engolindo pedaços grandes do alimento, o que sobrecarrega o sistema digestório.

2 – A mastigação também favorece a saúde buco-maxilar, a manutenção do bom tônus muscular da face, e propicia o bom funcionamento da ATM (Articulação temporomandibular) e dentes.

3 – Evita desconfortos gastrointestinais, como flatulência (gases) devido ao ar engolido no momento da refeição (“aerofagia”), eructação, queimação, azia e dores abdominais. Estes são sintomas comuns na mastigação rápida.

4 – Ajuda a prevenir complicações do trato gastrointestinal. A mastigação adequada facilita a continuidade do processo digestivo, não sobrecarregando as enzimas e órgãos (estômago, intestino, pâncreas). Problemas como gastrite, úlcera, refluxo gastroesofágico, estão frequentemente  associados com a mastigação inadequada.

5 – Ajuda o organismo a otimizar a absorção dos nutrientes, resultando em uma inibição do excesso calórico das próximas refeições. Quando se come muito rapidamente, o alimento chega mais rápido ao  estômago e prejudica a comunicação com o cérebro sobre o ponto de saciedade. Ou seja, acabamos por comer além do que precisamos. O mecanismo da saciedade também favorece melhores escolhas alimentares no restante do dia, resultando na manutenção do peso saudável e  no emagrecimento.

6 - A mastigação adequada facilita o trabalho do sistema digestório, evitando a distensão abdominal, que pode resultar no acúmulo de gordura na região abdominal. Além do fator estético, essa gordura é fator de risco para doenças cardiovasculares.

 

Afinal o que é comer devagar?

O alimento de consistência sólida, após a mastigação deve passar a ser cremoso, para isso é necessário mastigar aproximadamente 30 vezes cada garfada. O problema é que atualmente, muitos alimentos já se apresentam na consistência macia e pastosa, o que pode prejudicar a saúde buco maxilar. A consistência rija (ex: maçã e cenoura crua, frutas secas, verduras cruas) é necessária para fortalecer os músculos da face.  O tempo para fazer uma refeição poderá durar entre 20-25 minutos, que é aproximadamente o tempo necessário para haver a comunicação até o centro de regulação da fome (no hipotálamo) de que o organismo já está saciado, momento de haver a interrupção da refeição.

 

Sugestões para adquirir esse hábito:

- Separe um tempo para realizar as suas refeições, faça disso uma prioridade;

- Preste atenção no gosto do alimento e saboreie cada garfada, diferenciando sabores e aromas;

- Inicie a refeição com alimentos frescos, crus e de consistência rija (legumes crus, verduras, cereais integrais), esses alimentos pedem uma dedicação maior na mastigação;

- Evite alimentos de consistência macia na mesma refeição, como purês, suflês, pudins, massas, flans.

- Repouse os talheres a cada garfada, o que ajuda a diminuir a velocidade da mastigação;

- Evite se possível situações estressantes, TV ligada no momento da refeição, o que poderá ser uma distração e atrapalhar o processo da mastigação lenta.

 

Mastigar com calma, é algo muito simples mas extremamente vital para a saúde. Desfrutar desse momento com tranquilidade, sentindo os diferentes sabores e aromas, contribui para ingerirmos a quantidade de alimentos da qual realmente precisamos, sem exageros.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/viver-bem/

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