Outubro rosa

Servmed Prevenção

(47) 3221-8440

Imprima ou
compartilhe:

Viva Melhor

Alimentos e suas características. In natura, processados, ultraprocessados: qual escolher?

Alimentos e suas características. In natura, processados, ultraprocessados: qual escolher?

Conhecer os alimentos e suas características é fundamental para ter uma alimentação saudável. A partir do momento em que temos esse entendimento, podemos selecionar qual é a melhor opção pra ter na mesa da nossa casa. Os alimentos in natura, assim como os minimamente processados, são sempre as melhores opções quando o assunto é saúde. Saiba a diferença os tipos de alimento:

 
- In natura: obtidos de plantas ou de animais e adquiridos para consumo sem sofrer alteração. Exemplo: frutos e ovos.
 
- Minimamente processados: in natura submetidos a processos de limpeza, fracionamento, congelamento e processos que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original. Exemplo: arroz, feijão. 
 
- Processados: fabricados pela indústria a partir da adição de sal, açúcar ou outra substância a alimentos in natura para torná-los duráveis. Vale lembrar que os ingredientes e os métodos de processamento utilizados na fabricação alteram a sua composição nutricional, deixando-o menos saudável. Exemplo: extrato de tomate.
 
- Ultraprocessados: são preparações industriais feita com substâncias extraídas dos alimentos ou desenvolvidas em laboratório (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor). Ricos em gordura, açúcar e sódio, pobres em fibras, são verdadeiros inimigos da saúde. Exemplo: biscoito recheado.
 

Imprima ou
compartilhe:

Veja mais dicas

Buscar artigos:

Sugira um tema!

Quer saber mais sobre algum assunto relacionado à saúde? Sugira um tema! Quem sabe ele não vira um artigo aqui no Viva Melhor?

Sugestão:

Nome:

E-mail:

© Setor de Prevenção - Servmed Saúde
Telefone: (47) 3221-8440 - Rua 7 de Setembro nº 1.760 - 2º andar – Centro - Blumenau - SC
Desenvolvido por Dataprisma Comunicação Interativa Blumenau

VC4