Slide #1

Servmed Prevenção

(47) 3221-8440

Imprima ou
compartilhe:

Viva Melhor

Alta sensibilidade à luz pode ser sintoma de infecções ou doenças oculares graves

Alta sensibilidade à luz pode ser sintoma de infecções ou doenças oculares graves

Fotofobia pode ser um sintoma de outros problemas, muitas vezes graves, como infecções, cicatrizes na córnea por alergias, glaucoma, entre outros.

 

 

 

Nossos olhos sempre reagem à presença de luz, especialmente em grande intensidade. Porém a sensibilidade excessiva, que muitas vezes ocorre até em ambientes com pouca luz, é chamada de fotofobia. As células da retina reagem à luz e o resultado é um desconforto com iluminação natural ou artificial, o que no verão, com a intensidade do sol, pode se tornar insuportável.

Problemas na vista como o astigmatismo podem causar fotofobia, além de situações pontuais, como gripes e enxaquecas. No entanto, é preciso estar alerta, pois a fotofobia pode ser um sintoma de outros problemas, muitas vezes graves, como infecções, cicatrizes na córnea por alergias, glaucoma, entre outros.

Os cuidados com a fotofobia se iniciam ao procurar um oftalmologista, que investigará as causas da sensibilidade e, se necessário, indicará o tratamento. O problema também pode ocorrer em crianças, por isso é importante que os pais estejam atentos aos filhos.

— No surgimento das queixas é importante que os pais procurem a avaliação de um especialista, pois elas podem ser sinais de doenças específicas como glaucoma congênito, astigmatismo, doenças inflamatórias como uveíte, herpes e reumatismo ou tumores oculares — alerta a oftalmologista Maria Cristina Kobayashi.

Como a fotofobia causa um grande desconforto e dor nos olhos com a presença de luz, é importante que aqueles que sofrem do problema tomem algumas medidas para minimizar os efeitos e não se privar de aproveitar os dias ensolarados.

 

Dicas da oftalmologista:

- O primeiro passo é procurar um oftalmologista para obter um diagnóstico preciso;

- Para quem usa óculos de grau, as lentes fotossensíveis são uma ótima opção. Além de reduzir a claridade incômoda, estas lentes aumentam o contraste e a nitidez, pois se adaptam as diferentes condições de luminosidade e melhoram sua visão , oferecendo mais conforto e também proteção;

- Ao optar pelo uso de óculos escuros, é importante escolher lentes com proteção aos raios UV para evitar danos aos olhos;

- Nos dois casos, no uso de óculos escuros e no uso de lentes fotossensíveis é preciso escolher lentes de boa qualidade e estar sempre em dia com os cuidados com sua saúde visual.

 

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/03/alta-sensibilidade-a-luz-pode-ser-sintoma-de-infeccoes-ou-doencas-oculares-graves-4060673.html

Imprima ou
compartilhe:

Veja mais dicas

Buscar artigos:

Sugira um tema!

Quer saber mais sobre algum assunto relacionado à saúde? Sugira um tema! Quem sabe ele não vira um artigo aqui no Viva Melhor?

Sugestão:

Nome:

E-mail:

© Setor de Prevenção - Servmed Saúde
Telefone: (47) 3221-8440 - Rua 7 de Setembro nº 1.760 - 2º andar – Centro - Blumenau - SC
Desenvolvido por Dataprisma Comunicação Interativa Blumenau

VC4