Slide #1

Servmed Prevenção

(47) 3221-8440

Imprima ou
compartilhe:

Viva Melhor

Circunferência abdominal e a saúde do coração da mulher

Circunferência abdominal e a saúde do coração da mulher

Para um coração feminino saudável é imprescindível, além do combate aos demais fatores de risco, a prática regular de exercícios físicos, uma dieta saudável e, principalmente, a manutenção do peso ideal.

 

 As doenças cardiovasculares, até então relacionadas ao sexo masculino, já ultrapassam as estatísticas dos tumores de mama e útero. Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), respondem por um terço das mortes entre mulheres no mundo, com 8,5 milhões de óbitos por ano.

Entre as brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as cardiopatias chegam a representar 30% das causas de morte.Diante desse cenário, intervenções relacionadas à promoção da saúde e a prevenção e controle dos fatores de risco cardiovasculares têm recebido grande importância por resultarem em alterações desejáveis, tais como redução dos níveis de colesterol, de glicose, de pressão arterial e principalmente da obesidade.

O aumento do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência abdominal (CA) estão nitidamente relacionados com fatores de risco cardiovasculares, como hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes mellitus.

Segundo dados da literatura, cintura abdominal acima de 88cm (em geral, medida 2cm acima da cicatriz umbilical) para mulheres, está relacionado a alto risco de doenças cardiovasculares. Mulheres com excesso de peso, principalmente com obesidade abdominal, estão mais expostas a fatores de risco cardiovasculares envolvidos na síndrome metabólica e, consequentemente, a maior risco de morbidade e mortalidade.

Desta feita, para um coração feminino saudável é imprescindível, além do combate aos demais fatores de risco, a prática regular de exercícios físicos, uma dieta saudável e, principalmente, a manutenção do peso ideal.

 
Fonte: http://prevencao.cardiol.br/BoletimNoticia/principal.asp?sessao=7¬icia=642

 

Imprima ou
compartilhe:

Veja mais dicas

Buscar artigos:

Sugira um tema!

Quer saber mais sobre algum assunto relacionado à saúde? Sugira um tema! Quem sabe ele não vira um artigo aqui no Viva Melhor?

Sugestão:

Nome:

E-mail:

© Setor de Prevenção - Servmed Saúde
Telefone: (47) 3221-8440 - Rua 7 de Setembro nº 1.760 - 2º andar – Centro - Blumenau - SC
Desenvolvido por Dataprisma Comunicação Interativa Blumenau

VC4