Slide #1

Servmed Prevenção

(47) 3221-8440

Imprima ou
compartilhe:

Viva Melhor

Nutricionista alerta para dietas sem autoria comprovada.

Nutricionista alerta para dietas sem autoria comprovada.

Em vez de ajudar no controle do peso, elas podem trazer riscos à saúde.

Não existem estudos científicos que provem o benefício do óleo de coco para o controle de peso (Foto: Stock.xchng / Divulgação)

 

Utilizando nomes de importantes instituições, dietas milagrosas se espalham pela internet, mas em vez de ajudar no controle do peso elas podem trazer sérios riscos à saúde. Dieta restritiva, da USP, do óleo de coco, da proteína, das celebridades — é uma infinidade de "opções", mas qual a segurança para a saúde de quem adere a dietas como essas?

Uma delas, citada como dieta do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, promete eliminar sete quilos em apenas sete dias. Em sites que divulgam essa dieta, aparece a falsa informação que ela é utilizada para atender pacientes cardíacos, que necessitam realizar cirurgia de urgência, mas que estão acima do peso.

— Essa dieta não foi desenvolvida e não é utilizada pelos profissionais do hospital. Cada paciente tem suas necessidades individuais e sua dieta é desenvolvida adequadamente pelo setor de nutrição — diz a gerente de nutrição do hospital Rosana Perim.

De acordo com a nutricionista, essas dietas podem ajudar a emagrecer, mas de uma forma não saudável, o que facilita o chamado efeito sanfona e agride o organismo em razão da baixa quantidade de calorias e também pela composição nutricional inadequada.

Outra dieta que recentemente caiu nas graças de quem busca perder peso rapidamente foi a do óleo de coco. A dieta, que sugere a ingestão de quatro colheres do produto por dia, promete, além de reduzir peso, diminuir o colesterol e auxiliar na alta queima de gordura abdominal.

— Não existem estudos científicos que provem o benefício do óleo de coco e outros tipos de óleos que são vendidos favorecendo o emagrecimento. É um tipo de gordura saturada que, usada inadequadamente, aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, provocando também o aumento do nível de triglicerídeos, além de poder causar problemas cardiovasculares — ressalta a nutricionista.

A profissional destaca que o metabolismo de cada pessoa funciona de uma forma e que as dietas disponíveis na internet, mesmo quando acompanhadas com o nome de alguma instituição, requerem avaliação de profissional especializado.

— Emagrecer é um processo complexo, que envolve a quantidade de alimentos consumidos, a forma como nos alimentamos e também a qualidade dos alimentos — explica Rosana.

A manutenção de peso é tão importante quanto a redução. Dessa forma, é necessário um programa de reeducação alimentar a médio e longo prazo que possibilite não só a perda de peso, mas também a manutenção de um peso saudável.

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/vida-e-saude/noticia/2012/12/nutricionista-alerta-para-dietas-sem-autoria-comprovada-3989305.html
 

 

Imprima ou
compartilhe:

Veja mais dicas

Buscar artigos:

Sugira um tema!

Quer saber mais sobre algum assunto relacionado à saúde? Sugira um tema! Quem sabe ele não vira um artigo aqui no Viva Melhor?

Sugestão:

Nome:

E-mail:

© Setor de Prevenção - Servmed Saúde
Telefone: (47) 3221-8440 - Rua 7 de Setembro nº 1.760 - 2º andar – Centro - Blumenau - SC
Desenvolvido por Dataprisma Comunicação Interativa Blumenau

VC4