Outubro rosa

Servmed Prevenção

(47) 3221-8440

Imprima ou
compartilhe:

Viva Melhor

Outubro Rosa

Outubro Rosa

A adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa" vem ganhando força a cada ano, tendo como objetivo chamar atenção de forma direta para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
O câncer de mama é o mais temido pela mulher brasileira, independentemente da sua origem, cor ou condição social. Apesar de ser relativamente raro antes dos 35 anos de idade, sua incidência cresce rápida e progressivamente acima dessa faixa etária. Para todo o Brasil, são esperados cerca de 50 mil novos casos por ano, sendo o diagnóstico tardio a principal causa da mortalidade gerada por essa doença.
A forma mais popular para diagnosticar o câncer de mama é a auto-palpação (exame em que a mulher usa sua própria mão para descobrir caroços nos seios). Essa é uma medida caseira e prática, que possibilita diagnósticos mais precoces. Porém, encontrar um nódulo não significa ter a doença: é importante ressaltar que 80% dos nódulos palpados são benignos. Em outras palavras, não é porque encontrei algo que tenho câncer.
São considerados fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama, tanto em homens quanto em mulheres, histórico familiar, obesidade, sedentarismo e antecedente de patologias mamárias. Além disso, ginecomastia ou crescimento de mamas nos homens (isso pode ocorrer com aplicações de hormônio), hiperestrogerismo, doença testicular, doença hepática, fratura óssea acima de 45 anos e a síndrome de Klinefelter podem também ser perigosos.
Em contrapartida, estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

Sociedade Brasileira de Mastologia

Imprima ou
compartilhe:

Veja mais dicas

Buscar artigos:

Sugira um tema!

Quer saber mais sobre algum assunto relacionado à saúde? Sugira um tema! Quem sabe ele não vira um artigo aqui no Viva Melhor?

Sugestão:

Nome:

E-mail:

© Setor de Prevenção - Servmed Saúde
Telefone: (47) 3221-8440 - Rua 7 de Setembro nº 1.760 - 2º andar – Centro - Blumenau - SC
Desenvolvido por Dataprisma Comunicação Interativa Blumenau

VC4