Outubro rosa

Servmed Prevenção

(47) 3221-8440

Imprima ou
compartilhe:

Viva Melhor

Praticar atividades físicas ajuda a prevenir o Mal de Alzheimer

Praticar atividades físicas ajuda a prevenir o Mal de Alzheimer

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), aproximadamente, 5 em cada 100 idosos com mais de 70 anos são atingidos por esse mal. Essa porcentagem vai aumentando conforme a idade. Por ano são registrados sete milhões de casos novos, o que é equivalente a um novo caso a cada quatro segundos. De acordo com alguns estudos, sabe-se que o Alzheimer está diretamente ligado a fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida, tais como obesidade, tipo de dieta, diabetes, exercício físico, entre outros.
Como é uma enfermidade crônica de evolução lenta (com duração de até mais de vinte anos), o paciente torna-se extremamente dependente. Os indícios da doença surgem aos poucos e interferem em atividades do dia-a-dia. A perda de memória, a dificuldade para realizar atividades comuns, oscilações de humor e comportamento agressivo geralmente são os principais sintomas.

Cinco atitudes que ajudam o doente a se sentir melhor:

- Implante rotinas: Elas representam segurança para o paciente.

- Estimule a independência: Faça as coisas com o idoso e não por ele. Respeite-o e preserve sua capacidade atual de realizar atividades cotidianas, como lavar louça ou fazer compras.

- Evite brigas e discussões: Por mais que algumas atitudes pareçam de propósito, lembre-se de que a doença causa agitação e agressividade no paciente.

- Faça perguntas simples: Evite dar várias opções de escolha. Diga "Você quer uma laranja?" em vez de "Que fruta você quer?".

- Procure manter o bom humor: Todos nós sabemos que não é fácil lidar com essa situação de forma descontraída, mas o esforço é fundamental. Tente rir junto com o doente ou com as pessoas que estão ao redor, para aliviar o clima. Tente ser compreensivo e amoroso.

Lembre-se que ao perder a memória, o doente pode se sentir muito confuso. Então, não insista e não pressione para que ele se lembre de alguma coisa, só tente ajudá-lo a se situar no momento presente.

Para prevenir o surgimento desse mal é bom praticar atividades físicas, dieta saudável e controle de doenças como diabetes, pois reduzem os riscos. O fumo e a bebida alcoólica aumentam as chances de desenvolver a doença.

Fonte: G1

Imprima ou
compartilhe:

Veja mais dicas

Buscar artigos:

Sugira um tema!

Quer saber mais sobre algum assunto relacionado à saúde? Sugira um tema! Quem sabe ele não vira um artigo aqui no Viva Melhor?

Sugestão:

Nome:

E-mail:

© Setor de Prevenção - Servmed Saúde
Telefone: (47) 3221-8440 - Rua 7 de Setembro nº 1.760 - 2º andar – Centro - Blumenau - SC
Desenvolvido por Dataprisma Comunicação Interativa Blumenau

VC4