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Sedentarismo? Fuja Dele.

Sedentarismo? Fuja Dele.

Ninguém tem mais dúvida que a obesidade é uma epidemia mundial e que vem causando sérios danos à saúde de uma forma geral. Vários projetos e programas tentam reduzir estes índices. Mas e você, o que anda fazendo para mudar isso?

Se já está agindo... parabéns, mas se a falta de motivação é maior, que tal tentar começar alguma coisa agora.

Então mãos à obra e mexa-se, pelo menos 30 minutos por dia. Para dar um empurrãozinho na sua decisão, o site da SBEM dá aqui algumas sugestões. A consultoria é do Dr. Márcio Mancini, membro da diretoria do Departamento de Obesidade da SBEM e ex-presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade. O especialista também participou ativamente do Agita São Paulo, um programa de estímulo à atividade física.

Mudança de Hábito

A primeira grande dica é que pequenas mudanças de hábitos fazem a diferença. Segundo dados do Agita São Paulo existe uma redução de 66% no risco de morte por doenças cardiovasculares apenas com a prática de uma atividade moderada.

Vamos lá... não custa nada tentar.

No dia a dia:
•  Inicie os exercícios sempre de maneira gradual - não dispense a fase de alongamento, aquecimento e resfriamento.
•  Mantenha um diário de exercícios.
•  Aumente as caminhadas e procure sentir prazer em caminhar.
•  Aumente a atividade no seu dia a dia, utilizando escadas e dispensando o carro sempre que possível.
•  Aumente o ritmo do seu dia a dia, optando por fazer, você mesmo, algumas atividades domésticas como lavar o carro e    jardinagem.
•  Leve seu cachorro para passear.
•  Um parceiro, companheiro ou amigo pode auxiliá-lo incentivando atividades, acompanhando-o durante as compras e exercitando-se junto.
•  Se tiver que descer ou subir um andar, use as escadas ao invés do elevador.
•  Dance.
•  Pedale.

Benefícios da Atividade Física:
•  Redução da pressão arterial
•  Melhora da resistência insulínica
•  Melhora da força muscular
•  Controle do Peso Corporal
•  Melhora da mobilidade articular
•  Melhora do perfil lipídico
•  Melhora da resistência física
•  Aumento da autoestima
•  Alívio do stress
•  Redução da depressão
•  Manutenção da autonomia
•  Redução do isolamento social
•  Melhora no bem-estar geral

Na fase escolar vários benefícios foram observados:
•  Aumento na frequência às aulas
•  Melhora na relação com os pais
•  Diminuição da deliquência e reincidência
•  Redução nos distúrbios de comportamento


Fonte: http://www.endocrino.org.br/sedentarismo-fuja-dele/
 

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